Presente em 11 estados do Brasil e em 13 países do mundo, a obra nascida do carisma de Santa Paula Frassinetti cresceu e se multiplicou, tornando-se semente de firmeza e suavidade que impactam a vida de milhares de pessoas. Na história brasileira, iniciada em 1866, a obra cresceu, evoluiu e nos faz, hoje, lançar a nova marca da Rede Doroteias.
O logotipo repaginado, criação de Rodrigo Colaço, designer gráfico da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, foi inspirado no Brasão da Congregação e traz elementos significativos em sua composição. São eles:
Estrela matutina: faz-nos rememorar a devoção de Santa Paula Frassinetti a Maria;
Frássino: arbusto típico da Itália – representa a fecundidade da obra doroteana;
Pássaro: a simplicidade que Paula abraçou como marca do trabalho doroteano;
Lírio: os alunos das escolas da congregação, cuja educação é transpassada por valores cristãos e humanos;
Terra: remete-nos ao compromisso da Igreja com a defesa da vida plena para todos nós.
Além dos símbolos, o novo logotipo também traz a cores com um significado especial. O padrão cromático do logotipo da Rede Doroteias são os mesmo da Província Brasileira, que remetem ao manto e indumentárias que são comumente usadas para retratar Santa Doroteia. Além disso, o padrão cromático também faz alusão à frase “Seja verdadeira missionária nessa casa e nesse país; pregue muito com o bom exemplo e pouco com as palavras” (CARTA. 708,8).
O novo logotipo é lançado em um ano especial, no qual são celebrados os cinco anos de unificação da Província Brasileira, levando, assim, a mensagem de que somos um povo com vários sotaques, costumes, de diferentes regiões e temperaturas, mas somos também unidos por um carisma que transpassa nossos corações e marca a vida de cada um que já passou por nossas Unidades. Seja uma escola, um colégio e faculdade, uma fundação, uma pastoral, um hotel ou uma ação social, cada um aqui já conheceu e foi impactado por esta grandiosa obra de amor e fé que abraça o Brasil.
A Rede Doroteias é uma só família: a família Doroteana.